VOLTA ÀS AULAS E A IMPORTÂNCIA DA CONSULTA DE ROTINA COM O OFTALMOLOGISTA

Mantenha suas consultas em dia!

Por NH SAUDE Dia

VOLTA ÀS AULAS E A IMPORTÂNCIA DA CONSULTA DE ROTINA COM O OFTALMOLOGISTA

O período de férias é excelente para descansar e fazer coisas que gostamos, mas também super importante aproveitar o período de férias para colocar a saúde de seus filhos em dia fazendo check-up com oftalmologista. O desenvolvimento visual da criança ocorre com maior intensidade de um ano até os três anos de vida e se completa aos sete anos. Por isso, é importante que os pequenos façam consultas periódicas ao oftalmologista antes mesmo da idade escolar, pois segundo os médicos, caso haja alguma alteração na visão é possível diagnosticá-la e tratá-la precocemente. 

É preciso que os pais fiquem sempre atentos à visão das crianças. E caso notem qualquer alteração ou tiver dúvidas quanto às condições oculares ou visuais, é fundamental procurar um oftalmologista o quanto antes. Mesmo se não houver evidências de problemas, são recomendadas avaliações de rotina. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o ideal é que a primeira consulta aconteça dentro dos primeiros meses de vida, de preferência entre quatro e oito meses, e a partir de então, uma vez ao ano.

O importante é, segundo os médicos, que a prevenção e o tratamento precoce garantem o desenvolvimento visual mais adequado. Até porque os problemas oculares, se não tratados na hora certa, podem levar também a prejuízos às crianças em idade escolar, atrapalhando o aprendizado, o desenvolvimento cognitivo e o convívio social.

PRINCIPAIS PROBLEMAS OCULARES:

  • Estrabismo: um olho fica alinhado e o outro desviado, prejudicando a visão em terceira dimensão
  • Erros de refração: quando há alteração no grau dos olhos; um pode ser normal e o outro, míope, por exemplo, ou os dois podem ter astigmatismo, mas em graus diferentes, um mais e o outro menos
  • Ambliopia ou olho preguiçoso: anatomicamente, os olhos são normais, porém um deles não se desenvolveu corretamente. As causas mais frequentes seriam os erros de refração e o estrabismo, que prejudicam a chegada da imagem nítida ao cérebro.

Deixe seu Comentário Aqui!

Deixe seu comentário, pois ele é muito importante para nos ajudar a melhorar o conteúdo!

Contato

51 3586 1112

51 99695 3472

Rua Imperatriz Leopoldina, 313
Rio Branco Novo Hamburgo - RS | Atrás do Bourbon Shopping