VARIZES: CAUSAS, PREVENÇÃO E TRATAMENTOS.

Varizes são veias dilatadas que podem ser vistas facilmente por baixo da pele, e que, geralmente, são causadas pela má circulação, causando dores e inchaços.

Por NH SAUDE Dia

VARIZES: CAUSAS, PREVENÇÃO E TRATAMENTOS.

A formação de varizes ocorre quando as veias das pernas, que reconduzem o sangue ao coração após terem irrigado os membros inferiores, possuem válvulas com as quais a finalidade é impedir o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade, porém, às vezes, estas válvulas não possuem tamanha eficiência, fazendo com que o sangue aglomere nas veias provocando deformações, inchaços e alterações na sensibilidade da pele.

A genética é um fator de grande influência quando tratamos de varizes, uma vez que existe forte predisposição familiar. Pode-se herdar veias mais frágeis que com a idade e fatores de risco predispõem ao aparecimento das varizes. Além da genética, as varizes podem ocorrer por problemas mais graves e que precisem de tratamento, como: coágulos de sangue ou bloqueio venal, veias profundas danificadas, vasos sanguíneos anormais (fístulas arteriovenosas) e tumores (raramente

O surgimento de varizes é mais comum em mulheres, mas isso não significa que elas não possam ocorrer em homens. Existem alguns quesitos que merecem atenção para prevenir varicosas venais, pois eles são gatilhos para elas, são eles: idade avançada, histórico familiar, ficar muito tempo em pé, excesso de peso e obesidade, gravidez, doenças do fígado, líquido no abdômen ou insuficiência cardíaca, passado de trombose venosa profunda, fístulas arteriovenosas, uso de anticoncepcionais e sedentarismo.

O tratamento das varicosas venais pode ser feito de diferentes formas: tomando remédios indicados pelo seu médico; escleroterapia, que é um tratamento que consiste na aplicação de substâncias diretamente na variz, ou de laser para remover as varizes e aliviar os sintomas; e Cirurgia, indicada quando as varizes têm grande calibre e causam sintomas como dor, coceira e inchaço nas pernas que pode comprometer o movimento. A escolha de qual é o melhor tratamento para cada caso é feita pelo angiologista ou cirurgião vascular, em que é analisado local de ocorrência da variz, tamanho e sintomas associados.

Quando as varizes não são tratadas corretamente, podem haver complicações como dermatite, eczema, úlceras na perna, tromboflebite, dor e trombose venosa profunda, que é uma situação grave em que há formação de trombos (coágulos) nas veias da perna que podem dificultar ou bloquear a passagem de sangue.

Cuidados como fazer exercícios, elevar as pernas ou usar meias de compressão podem ajudar a aliviar a dor das varizes e impedir complicações. Todavia, se os sintomas não passarem após essas medidas de prevenção ou se existe preocupação com relação às complicações das varizes, busque ajuda médica imediatamente.

FIQUE ATENTO: Ferir uma veia com varizes pode provocar sangramento abundante. Caso isso lhe aconteça, deite-se imediatamente e eleve a perna ferida. Comprima o ferimento com uma toalha limpa até que o sangramento estanque. Após, lave com água corrente e sabão e proteja a área com um curativo compressivo.

Caso você encontre varizes pelo corpo, não se desespere, apenas procure um médico para saber qual é a melhor alternativa de prevenção e tratamento para você!

 

 

Deixe seu Comentário Aqui!

Deixe seu comentário, pois ele é muito importante para nos ajudar a melhorar o conteúdo!

Contato

51 3586 1112

51 99695 3472

Rua Imperatriz Leopoldina, 313
Rio Branco Novo Hamburgo - RS | Atrás do Bourbon Shopping