ENTENDENDO O DIABETES

Segundo Pesquisa do Ministério da Saúde, o diabetes cresceu mais de 60% nos últimos 10 anos. Descubra mais sobre seus sintomas, tratamentos e prevenção.

Por NH SAUDE Dia

ENTENDENDO O DIABETES

Mais de 14 milhões de brasileiros sofrem de diabetes, sendo que cerca da metade deles não sabe que possui a doença (não foram diagnosticados), uma vez que pode ser bastante silenciosa e ter sintomas semelhantes a outras doenças e estresse.

Mas o que é o diabetes afinal?

O diabetes é uma doença crônica, caracterizada por uma diminuição da produção da insulina e/ou resistência a sua ação. Os 2 tipos mais comuns são o diabetes tipo 1 e o diabetes tipo 2, mas existe também os tipos insipidus e gestacional.

O diagnóstico é determinado através do exame de sangue comum, ele diz se a insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, que deveria levar para dentro das células o açúcar para ser utilizado como fonte de energia, não é produzida ou utilizada pelo organismo devidamente, acumulando assim o açúcar no sangue.

Quais os sintomas?

Os sintomas mais típicos são: muita sede; aumento da vontade de urinar; emagrecimento, apesar de não fazer dieta e alimentar-se normalmente; fome excessiva; má cicatrização; cansaço e má circulação.

Como descubro se possuo diabetes?

 O exame que determina se um indivíduo é diabético ou não é o exame de glicêmia, realizado em jejum e também depois da ingestão de uma substância própria para o exame, extremamente doce.

 Quais os tratamentos?

 O diabetes não tem cura, por isso deve ser sempre controlado, realizando exames regulares para evitar complicações mais graves, como por exemplo, problemas de visão, pé diabético e infertilidade, problemas que frequentemente são ocasionados pelo diabetes. A prática de exercícios regulares é extremamente recomendada para a manutenção do diabetes.

 O tratamento para o diabetes tipo 1, na qual o indivíduo tem a não produção de insulina desde criança ou a partir da adolescência, se fundamenta na administração de insulina e no controle da glicemia do sangue. No caso do diabetes do tipo 2, uma dieta equilibrada e bem orientada é na maioria das vezes suficiente para manter a glicemia do sangue estável e controlar a evolução da doença.

 De que forma posso me prevenir?

 Manter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar exercícios físicos de forma regular, controlar periodicamente os níveis de glicemia no sangue através de exames, tomar medicação quando prescrita pelo médico e procurar descobrir se você possui algum familiar com a doença, o que pode lhe fazer ser mais suscetível a desenvolvê-la pelo fator genético.

Deixe seu Comentário Aqui!

Deixe seu comentário, pois ele é muito importante para nos ajudar a melhorar o conteúdo!

Contato

51 3586 1112

51 99695 3472

Rua Imperatriz Leopoldina, 313
Rio Branco Novo Hamburgo - RS | Atrás do Bourbon Shopping