[!][!][!][!][!][!]

O HÁBITO DE LER JORNAL E REVISTAS E A PREVENÇÃO DO ALZHEIMER

Descubra de que forma podemos estimular o cérebro e contribuir na prevenção do Alzheimer.

Por CION Dia

[O HÁBITO DE LER JORNAL E REVISTAS E A PREVENÇÃO DO ALZHEIMER!]

Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer, mais de 1,2 milhão de pessoas no país vivem com mal de Alzheimer (doença que provoca a perda da memória recente).  Com o aumento da expectativa de vida da população, é provável que este número de diagnósticos suba, o que reforça a necessidade de apostar em medidas preventivas.

O hábito de ler jornais e revistas é um exemplo bastante simples de estimulo da memória e prevenção da doença. A leitura ajuda a impedir perda da memória causada pelo Alzheimer, uma vez que a leitura e a manutenção da atividade intelectual está associada à preservação das funções cognitivas. Essas funções abrangem a memória, a percepção, a atenção, a linguagem e as funções executivas, que envolvem a lógica, o raciocínio, o planejamento e a execução de tarefas, todas afetadas pelo mal de Alzheimer.

Pesquisas indicam que o corpo humano, mesmo na velhice, quando é estimulado pela leitura e por outros hábitos, consegue fazer com que os neurônios se comuniquem de novas formas, ajudando a prevenir a doença.

Além de ler livros, jornais e revistas ao longo de toda a vida, existem outras medidas que ajudam a promover uma boa saúde do sistema nervoso central e, consequentemente, impedir o surgimento do problema. Estimular a mente com atividades intelectuais diversas e praticar exercícios físicos que mesclem aeróbica, resistência e força muscular, equilíbrio assim como dormir bem também é fundamental.

Todas as pessoas devem adotar medidas que visam a prevenção da doença, como a leitura. Entretanto, há alguns grupos que devem redobrar a atenção. A prevenção é indicada para todos os adultos. No entanto, gostaria que aqueles com risco aumentado tivessem mais cuidados, como por exemplo pacientes com diabetes, depressão, que são sedentários e com baixa escolaridade.

Deixe seu Comentário Aqui!

Deixe seu comentário, pois ele é muito importante para nos ajudar a melhorar o conteúdo!

Contato

51 3586 1112

51 99695 3472

Rua Imperatriz Leopoldina, 313
Rio Branco Novo Hamburgo - RS | Atrás do Bourbon Shopping