ALIMENTOS PARA CONSUMIR DURANTE O VERÃO

Cuidado com o que você anda comendo por aí!

Por CION Dia

ALIMENTOS PARA CONSUMIR DURANTE O VERÃO

Com as altas temperaturas, o risco de intoxicação alimentar está ao comer fora de casa. Por isso, selecionamos algumas dicas para curtir o verão sem se preocupar.

Chega o verão e sobem os casos de intoxicação alimentar causada, principalmente, pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados. Isso porque o calor pode comprometer a conservação dos alimentos e favorecer a proliferação de micro-organismos nocivos à saúde, entre eles bactérias (salmonela e estafilococos) e vírus (rotavírus).

Daí a necessidade de redobrar os cuidados com o que você come fora de casa, seja em um piquenique, na praia, parque ou cidade.

FIQUE ATENTO: Os sintomas mais comuns da intoxicação alimentar são náusea, vômito, diarreia, dor abdominal, cólicas e febre. Poucos são os casos que exigem internação, mas é importante procurar seu médico, caso os sintomas persistam. Para amenizar o mal-estar, recomenda-se repouso e muita hidratação.

SE COMER FORA FIQUE LIGADO:  Seja criterioso ao escolher os locais onde irá fazer suas refeições, afinal, os cuidados precisam ser mantidos para prevenir uma possível intoxicação alimentar

-  Restaurantes, lanchonetes e food trucks precisam ter boas condições de higiene, os alimentos devem estar devidamente armazenados, apresentar boa aparência e, principalmente, ser de boa procedência.

- Se possível, evite o consumo de preparações à base de ovos e leite

- Evite alimentos perecíveis, que estejam expostos em temperatura ambiente (muito comum em lanchonetes de praia e oferecidos por ambulantes)

- Prefira alimentos quentes a crus

- Lave bem latas e evite canudos fornecidos fora da embalagem (se puder higienizar a embalagem ou latinha, dispense o canudo e ajude a natureza)

- Se possível, leve seu próprio lanche, seja para a praia ou para outro passeio ao ar livre. Só tome o cuidado de armazenar os alimentos em embalagem térmica e com gelo

 - Evite o consumo de bebidas alcoólicas. Elas desidratam e podem causar mal-estar. Sem contar que as que são preparadas com gelo e frutas ainda podem causar contaminação pelas más condições de higiene do local

- Lembre-se: as frituras são sempre vilãs. O excesso de gordura diminui a digestão pelo organismo, por isso, pode causar sensação de estufamento no estômago e até diarreia.

 

Deixe seu Comentário Aqui!

Deixe seu comentário, pois ele é muito importante para nos ajudar a melhorar o conteúdo!

Contato

51 3586 1112

51 99695 3472

Rua Imperatriz Leopoldina, 313
Rio Branco Novo Hamburgo - RS | Atrás do Bourbon Shopping