A RELAÇÃO ENTRE A LEITURA E A MEMÓRIA

Descubra como a leitura influencia na sua memória.

Por NH SAUDE Dia

A RELAÇÃO ENTRE A LEITURA E A MEMÓRIA

A memória é fortemente estimulada pelo uso, como tudo o que depende de sinapses (conexões nervosas), e a atividade que mais a estimula é a leitura. Ela requer o emprego simultâneo e em rápida sequência de memórias visuais e de linguagens, estimula paralelamente as memórias visuais (quando pensamos em uma árvore, “vemos” uma árvore), as vias dos sentimentos e emoções: não existem, no ser humano, memórias “não emocionais”; em todos os momentos de nossa vida, estamos sob a influência de alguma emoção, grande ou pequena, e de algum estado de ânimo. Toda memória, quando é criada ou evocada, requer a ativação das vias moduladoras, que dependem das emoções e dos sentimentos. 


Não há nenhuma atividade nervosa que exija tanto em tão pouco tempo do cérebro – e particularmente da memória – como a leitura. De fato, ela inclui memória visual, verbal e de imagens, entre outras. Estudos demonstram que as pessoas que mais leem costumam conservar por mais tempo sua memória sadia. Atores, professores e escritores costumam estar entre as profissões em que mais se lê. Todos os demais
“exercícios para a memória” recomendados pelas revistas e por outros órgãos leigos (palavras cruzadas, movimentos repetitivos, jogos, etc.) são muito inferiores à leitura para realmente exercitar a memória. Vários estudos também indicam que a leitura de música é tão efetiva para preservar a memória como a de palavras.

Então, é hora de tirar os livros dos armários e praticar a leitura.

Deixe seu Comentário Aqui!

Deixe seu comentário, pois ele é muito importante para nos ajudar a melhorar o conteúdo!

Contato

51 3586 1112

51 99695 3472

Rua Imperatriz Leopoldina, 313
Rio Branco Novo Hamburgo - RS | Atrás do Bourbon Shopping